AVISOS METEOROLÓGICOS
Publicado em 12/08/2013 às 00:00 - Atualizado em 03/06/2015 às 15:52
CHUVA FORTE EM SC ENTRE TERÇA E QUARTA-FEIRA (13 e 14)
No decorrer da terça e quarta-feira (13 e 14 de agosto), uma nova frente fria avança por Santa Catarina, provocando chuva moderada a forte em alguns momentos. Os maiores acumulados estão previstos entre o Planalto e o Litoral, em média de 50 a 60 mm, podendo ocorrer pontuais próximos e acima de 100 mm, especialmente no Litoral Sul. Há risco de alagamentos e deslizamentos uma vez que nos últimos dias ocorreram chuvas significativas na região.
FRIO INTENSO ENTRE QUINTA E SEXTA-FEIRA COM FORMAÇÃO DE GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO ESTADO
Na sequência, há previsão de frio intenso devido à chegada de uma massa de ar polar. Devido à combinação do frio e umidade retorna a condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul na quarta-feira (14), sobretudo no período da madrugada e manhã.
Quinta e sexta-feira (15 e 16/08), ar seco e frio favorece a formação de geada nas áreas altas do estado.
Fonte: Epagri/Ciram
CASO SE CONFIRMEM AS PREVISÕES, A DEFESA CIVIL RECOMENTA:
INUNDAÇÕES E ALAGAMENTOS: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
DESLIZAMENTO DE TERRA: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
ONDA DE FRIO: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.
GEADA: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas.
Qualquer problema deve ser comunicado ao coordenador municipal de Defesa Civil, Emerson Martins, através do telefone (48) 3276-1211 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.
Galeria de Imagens
-
-
-
{{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
-
{{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}