VEREADORES MIRINS CONHECEM A PREFEITURA DE ALFREDO WAGNER

Publicado em 12/09/2019 às 10:27 - Atualizado em 23/09/2019 às 15:14

Vereadores mirins na sala do Prefeito Municipal
Créditos: Manuella Mariani Baixar Imagem

Os 9 Vereadores Mirins da Legislatura 2019 estiveram, na segunda-feira, (09) na Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, onde conheceram os setores do poder Executivo. Acompanhados pela coordenadora do Programa, Monique Beppler do Amarante, os vereadores bateram um papo com a Assessora Jurídica, Manuela Kretzer, que apresentou a Prefeitura e falou a importância de cada funcionário para o município.

Os vereadores foram eleitos através de votação nas escolas, sendo 6 representantes da Escola de Educação Básica Silva Jardim e 3 eleitos pela Escola Básica Passo da Limeira. Os alunos também conheceram a Secretaria de Educação e Desporto da cidade.

Monique disse que ficou satisfeita e feliz com o projeto, que apesar de existir desde 2011, essa é a primeira vez que está sendo implantado na câmara. "Buscamos a capacitação para implantar esse programa e estamos bem animados. Vamos levar os Vereadores Mirins para o encontro estadual, isso é muito importante, vejo como uma oportunidade especial para os jovens se desenvolverem tanto na carreira, como na participação social e política" afirma.

Daiane Grasiele Eller, aluna do 9º ano da EB Passo da Limeira conta que ficou interessada pelo projeto desde a primeira palestra e que acredita que poderá ajudar a escola, propondo ideias e melhorias, além da área da saúde e educação em geral.

Já o aluno Gustavo Dell'Antonia Dorigon, também do 9º ano, mas da EEB Silva Jardim acredita que o programa é muito significativo para Alfredo Wagner. "É importante que os jovens se engajem na nossa política para que não nos tornamos uma geração alienada em relação à política e como ela é tratada" diz o vereador mirim. Gustavo afirma estar feliz em fazer parte do programa e pretende ajudar nas necessidades dos estudantes. "Muitas vezes os alunos não são ouvidos, porque não tem alguém que fale unicamente por eles, mas nós podemos fazer isso, dar voz a eles" completou.

Sobre o Programa Vereador Mirim

O Programa Vereador Mirim Alfredense foi implantado no município de Alfredo Wagner pela Câmara de Vereadores em 2011, mas desde que foi aprovado nunca havia sido posto em ação. Este cenário, felizmente, muda em 2019. O atual presidente da Câmara - também autor do projeto original -, vereador Silvio Jose Althoff, trabalhou na organização do cronograma deste e firmou parcerias com a Escola de Básica Silva Jardim e com a Escola Passo da Limeira para torná-lo real.

O Projeto visa aproximar a Câmara de Vereadores com estudantes da rede pública municipal, permitindo, dentre outras: a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive; motivar o maior número de crianças e adolescentes para questões como cidadania, recursos públicos como bem do povo, funcionamento dos órgãos municipais; promover a importância da participação popular nos espaços onde a população tem assento ou oportunidades e; fazer com que os jovens sintam-se parte do Poder compreendendo seus sentidos e funções.

Segundo o vereador Silvio, o “Programa Vereador Mirim Alfredense” foi organizado de modo a empolgar e motivar os jovens a participarem do processo democrático e político e de realizar mudanças na sociedade.

Texto e imagem: Manuella Mariani - Assessora de Comunicação