educação
PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA PARA EDUCAÇÃO É HOMOLOGADO

Publicado em 04/12/2020 às 15:11 - Atualizado em 04/12/2020 às 15:11

O Prefeito de Alfredo Wagner, Naudir Antonio Schmitz, homologou no último dia 02 de dezembro, o Plano Municipal de Contingência para Educação - Pancon Edu. O objetivo do plano é preparar as instituições de ensino para o retorno das atividades presenciais no município.

Diversas entidades compõem o Comitê Municipal Estratégico de retomada às aulas. Junto com o Comitê Técnico Científico da Defesa Civil de Santa Catarina (CTCDCSC) e os Multiplicadores da Grande Florianópolis elaboraram as diretrizes para o retorno seguro das atividades presenciais.

O plano estipula oito diretrizes de ações operacionais para o retorno das aulas presenciais. Entre elas estão medidas sanitárias, pedagógicas, de transporte, de alimentação, de gestão de pessoas e de informação e comunicação. Ainda descreve metodologias para o treinamento, capacitação e finanças.

A Secretária Municipal de Educação, Valneide Terezinha da Cunha Campos diz que "o plano foi resultado de muito trabalho, observando as demandas da educação neste momento de pandemia que vivemos. O estado orientou e todos os cuidados fora conversados e apontados pelo Comitê Municipal de retorno às aulas, foi um grupo muito atuante". A Secretária reforça que esse plano vale para todas as escolas do município: estadual e municipal. "Estamos já finalizando a construção dos planos de contingência escolar, a fim de cumprirmos o protocolo para cada escola", afirma.

No próximo ano as redes estarão preparadas com seus protocolos de atendimento, tanto a educação infantil, educação especial, ensino fundamento e médio para iniciarem o ano letivo. Todas as medidas evidenciam o cuidado com o momento de pandemia.

Ainda não há data determinada para o retorno das atividades presenciais e será comunicado com a devida antecedência e apenas quando as informações técnicas da saúde indicarem condições favoráveis para tal decisão.