SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Publicado em 21/04/2020 às 11:48 - Atualizado em 21/04/2020 às 11:49

Alfredenses confeccionando máscaras e doando alimentos ao Hospital
Créditos: Luci Schweitzer Baixar Imagem

Desde que o alerta sobre o novo coronavírus foi dado ao mundo, as mudanças foram sendo visíveis. A cada dia um novo caso aparece deixando a população cada vez mais preocupada. Contudo, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a COVID-19.

Em Alfredo Wagner, diversas pessoas estão confeccionando máscaras para doar a quem não tem condições de pagar por uma, como fez a família da Luci Schweitzer, moradora da cidade. Luci teve a iniciativa de confeccionar as máscaras para a doação e, além disso, queria transformar seu voluntariado como uma corrente de solidariedade. Então surgiu a ideia de trocar uma máscara por um alimento não perecível para doar ao Hospital de Alfredo Wagner.

Aderindo à iniciativa da Luci, as irmãs Sônia e Cecília arregaçaram as mangas para ajudar na produção que leva em média 12 horas por dia. Também, entrando no voluntariado, a sobrinha Tainá resolveu dar uma força na divulgação. “Elas já tinham alguns tecidos, porém conseguiram mais tecidos e elásticos através de doações”, diz a sobrinha.

Luci disse que quando iniciou o processo não tinha ideia da proporção que tomaria esta ação, muito menos que o sentimento de gratidão seria tão grande. “Lembrei muito da minha mãe Darci, que neste mês de abril faz 20 anos que nos deixou, ela sempre foi um grande exemplo de bondade e solidariedade. Em meio a situação que o mundo está vivendo, nossa forma de espalhar amor e fazer o bem é confeccionando máscaras para auxílio e proteção da COVID-19 em troca de alimentos para o hospital da cidade”, disse Luci. Ela ainda completou dizendo que procuram sempre ajudar o Hospital, pois sabem que o local passa por dificuldades e sempre atendeu a família com muito zelo e profissionalismo.

Outras famílias também resolveram ajudar, como a Odelia Althoff e a filha Michelly, que em um dia produziram 100 máscaras para doação. Michelly Althoff contou que a iniciativa surgiu para ajudar pessoas que não tem como se proteger e disse que todas as 100 produções foram entregues rapidamente. A retirada das máscaras foi feita na loja de roupas sociais, Julyte, com cuidados no atendimento com aplicação de álcool em gel e precaução para evitar aglomerações.

Michelly ficou muito feliz em ajudar. “Nos sentimos muito bem em poder dividir com outras pessoas que não tinham máscaras para se protegerem. Estamos passando por um momento em que devemos olhar pelo outro e é gratificante compartilhar com outras pessoas o sentimento de solidariedade. O custo que tivemos eu sei que Deus nos dará em dobro”, relata a comerciante.
A troca das máscaras das irmãs Schweitzer é feita na entrega, onde o interessado deve levar um quilo de alimento por cada máscara, além disso, também possuem máscaras para doar a quem necessita. Para isso, recomendam que façam a encomenda antecipada pelo Instagram @ateliedaluciaw ou pelo WhatsApp (48) 9-8485-6465 (Tainá) e a retirada das máscaras é feita na casa da Luci na rua Anitápolis, 440, centro de Alfredo Wagner.

Parabéns à todas que dedicam horas e esforços, à quem ajuda na doação de tecidos e elásticos, de alimentos e também de outras ações de voluntariado.

Sigam as instruções da Secretaria de Saúde do Estado e mantenha os cuidados necessários para evitar a propagação do novo coronavírus. Se você não tem condições de pagar por uma máscara, procure as voluntárias.

Se puder, fique em casa. Se sair, use máscara.

Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner - Secretaria Municipal de Saúde - Comitê de Crise para Enfrentamento do Coronavírus.

Solidariedade