---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educação
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DÁ DICAS PARA O TEMPO EM CASA

Publicado em 26/03/2020 às 17:21 - Atualizado em 26/03/2020 às 17:22

Converse com as crianças e adolescentes:
Dê orientações, façam uso das redes sociais, imprensa e facilitem o acesso de informações precisas e confiáveis sobre a doença e tranquilize-as para que elas não passem a fantasiar sobre o assunto. Diga a verdade e sem alarmismo, de forma clara e simples – O que é o COVID-19. Enfatize que a melhor forma de prevenir a doença é ficar em casa e cuidar da higiene lavando bem as mãos, evitando esfregar os olhos ou colocando a mão no rosto, nariz e boca.

Flexibilização do calendário escolar:
A Secretaria Municipal está estudando formas e esperando orientações precisas dos órgãos oficiais sobre como esse período do calendário escolar será considerado, a antecipação do recesso escolar de julho (15 dias), já foi decretado, os demais dias serão planejados de forma que todos possam ter direito aos 200 dias letivos (LDB).

O que fazer com as crianças em casa:
Em tempo de quarentena é importante que as crianças e jovens, em idade escolar, se mantenham ativos no aprendizado e busca por conhecimento. Mesmo com o isolamento social, é importante manter rotinas de estudos.
Recomenda-se que os pais ou tutores deixem horários definidos para atividades escolares, mas também para o lazer. Para minimizar os prejuízos aos estudantes diante da suspensão de aulas
utilize:
 Jogos educativos, estimule a leitura, conte histórias, construa brinquedos, realize atividades em conjunto, registre esses momentos através de um diário de quarentena...tudo pode servir de aprendizado.

Apoio as famílias e contato virtual:
Escolas estão enviando atividades complementares – entre em contato virtual pais/tutores/professores das crianças e adolescentes para trocarem informações e para o acompanhamento coletivo da turma.

 Alimentação Escolar:
Caso alguma criança ou adolescente esteja suprida do seu direito à alimentação pais/tutores devem entrar em contato com a escola ou com a secretaria de educação para que esse direito seja plenamente garantido.

Como proteger a saúde:
Reconheça os sintomas do COVID 19,
Casos suspeitos entre em contato com a unidade básica de saúde mais perto de você.

Enfim, em momentos tão delicados, seguiremos com cautela e compromisso, respeitando as famílias, suas peculiaridades e priorizando o nosso bem mais valioso: a VIDA.

Quarentena não é férias, é prevenção, fique em casa.