• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

XXXI SENACE É REALIZADO EM ALFREDO WAGNER

- Publicado em 02/04/2019 às 14:04 - Atualizado em 02/04/2019 às 14:05

Entre os dias 13 e 15 de março aconteceu o 31º Seminário Nacional da Cebola e 22º Seminário da Cebola do Mercosul.
Anualmente lideranças, técnicos, produtores do setor ceboleiro brasileiro e do Cone Sul se reúnem em uma região produtora para discutir temas relacionados com a cadeia produtiva desta hortaliça e no ano de 2019, Alfredo Wagner teve o prazer e honra de sediar este importante evento, realizado no Parque Municipal de Exposições Vilson Kleinübing e que atraiu mais de mil visitantes durante os três dias de evento.
No local aconteceram diversas palestras, com especialistas de várias partes do mundo, com técnicos e estudiosos que apresentaram aos participantes todas as novidades e técnicas utilizadas no setor. Além disso diversas empresas estavam com seus stands montados, para apresentar aos participantes seus produtos, inovações e experiências para aprimorar o cultivo dessa hortaliça que move a economia de diversos municípios de nossa região. 
A cebola está entre as principais hortaliças cultivadas no Brasil e no mundo. É plantada e consumida em praticamente todos os países do globo. No Brasil tem seu cultivo distribuído por todas as regiões com exceção do Norte. É explorada principalmente por agricultores familiares, mas muitas empresas e grandes produtores também participam deste mercado.
Santa Catarina é o maior produtor nacional com aproximadamente 500 mil toneladas anuais. A região de Ituporanga, Alfredo Wagner e municípios vizinhos é responsável por 80% desta produção. 
Como sabemos, o Município de Alfredo Wagner, que sediou o evento é predominantemente agrícola. No meio rural está concentrada a maior parte da sua população, onde se desenvolve o cultivo da cebola, base da economia local, com uma área de produção estimada de 3.100 hectares com uma produção aproximada de 77.500 toneladas por ano.
O evento foi uma realização conjunta da AEARI, Epagri e Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, com apoio da ANACE, APROCESC e apoio de diversas empresas.


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar