GRUPO FOLCLÓRICO BOI-DE-MAMÃO REALIZA APRESENTAÇÃO DURANTE SEMANA DA PÁTRIA

Publicado em 04/09/2013 às 00:00 - Atualizado em 03/06/2015 às 15:52

Na manhã desta quarta-feira (04), a Praça da Bandeira, no Centro de Alfredo Wagner, foi o palco do espetáculo cultural “Alivanta meu Boi”, realizado pelo grupo folclórico Boi-de-Mamão, de Florianópolis. Lideranças municipais, escolares e a comunidade em geral prestigiaram a apresentação. A exibição do grupo faz parte da programação da Semana da Pátria.

Desenvolvido como uma brincadeira, “Alivanta meu Boi” é uma encenação da morte e ressurreição do boi-de-mamão, em que crianças interpretam os personagens envolvidos na narrativa, que incluem: o boi, o vaqueiro Mateus, a dona de casa, a benzedeira, os cavaleiros, as cabras, a bernunça (figura fantasmagórica que teria sido inspirada no dragão chinês) e a Maricota. Há uma sequência para a entrada de cada um deles na história, que é cantada com rimas. A dramatização é feita em forma de dança.

A apresentação do grupo no município foi promovida pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Desporto e Escola de Educação Básica Silva Jardim e teve o apoio cultural de: Auto Posto Muniz; Venturini Informática; Incoferro; Mercado do Maia; Adelmo Marian; Material de Construção Almeida; Mecânica Campos; Mecânica Papagaio e Mecânica Moretti.

Matéria/Fotos: Mario Kalbuch