AUTORIDADES DE ALFREDO WAGNER PARTICIPAM DO ENCONTRO ESTADUAL DE PREFEITOS EM SÃO JOSÉ

Publicado em 02/08/2013 às 00:00 - Atualizado em 03/06/2015 às 15:52

Cerca de 1,1 mil pessoas, entre elas, 203 prefeitos participaram do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas de Santa Catarina realizado em 02 de agosto, na cidade de São José. O encontro, que teve por objetivo aprimorar e ampliar a relação dos municípios com a União, contou com a presença de quatro ministros, da bancada parlamentar catarinense, de deputados estaduais, além do secretário Nacional da Defesa Civil, coronel Humberto Viana.

Autoridades de Alfredo Wagner também prestigiaram o evento: o prefeito, Naudir Antonio Schmitz, o vice-prefeito, Luiz Carlos Martins (Luizinho), o Secretário de Administração, Emerson Martins, o Secretário de Assistência Social, Fabiano de Andrade, Secretário de Obras, Clóvis Ogê Kretzer, o vereador Paulo Cesar Rossi/PT e membros do conselho tutelar municipal.

O encontro foi uma oportunidade para os prefeitos conhecerem os programas federais e onde podem buscar recursos para o município.

Em pronunciamento, o governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse que a participação dos prefeitos lembra o perfil que o agente público deve ter. Já os ministros detalharam, aos prefeitos, algumas ações que desenvolvem no Estado.

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, destacou a importância que o governo federal dá à parceria com os municípios. "Sabemos que o planejamento para desenvolver o país só sai do papel quando há essa parceria. Então a ordem da presidenta (da República) Dilma Rousseff foi uma só: 'eu quero muita parceria, muita ação e melhoria no serviço público. Para isso, os prefeitos são meus parceiros preferidos", disse.

Além das palestras, os participantes também tiveram acesso às Salas de Atendimento, onde os principais ministérios do Governo Federal deram informações personalizadas para esclarecer as dúvidas de cada município. Foram 12 as instituições federais presentes em Santa Catarina: os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, da Pesca e Aquicultura, do Planejamento, da Integração Nacional, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Controladoria-Geral da União (CGU) e Caixa Econômica Federal.

PAC 2

Pelo Programa de Aceleração do Crescimento, Alfredo Wagner foi uma das 35 cidades catarinenses contempladas, na ocasião, com uma retroescavadeira. O maquinário foi destinado a Secretaria Municipal de Infraestrutura e já está sendo usado na reestruturação das estradas vicinais, que ligam o campo ao perímetro urbano.

MUNICÍPIO RECEBE EQUIPAMENTOS PARA COMBATER DESASTRES CIVIS

Quinze municípios de Santa Catarina receberam veículos que integram os kits de fortalecimento para Defesa Civil municipal. Cada município recebeu uma caminhoneta diesel 4x4 para atuar junto com os equipamentos do kit da Defesa Civil na prevenção de desastres. O Ministério da Integração Nacional selecionou 821 municípios considerados prioritários para receber ações de defesa civil. Nessa primeira fase, foram selecionados municípios de pequeno porte e menor renda. Ao todo, são 106 cidades, sendo 15 catarinense.

Como o risco de desastres é relevante, Alfredo Wagner foi também contemplado com a caminhoneta.