EPAGRI E DEFESA CIVIL ALERTAM RISCO DE TEMPORAIS COM GRANIZO E ONDA DE FRIO EM SANTA CATARINA

Publicado em 19/07/2013 às 00:00 - Atualizado em 03/06/2015 às 15:52

A Epagri Ciram e a Defesa Civil de Alfredo Wagner, por meio do coordenador Emerson Martins, alertam a comunidade sobre o risco de temporal com granizo para o próximo sábado (20) e a onda de frio intensa que chega a Santa Catarina a partir de domingo (21).

Na última quinta-feira, dia 18, o tempo começou a mudar com o aumento de nuvens e condições de chuvas por todo o estado de Santa Catarina. O risco de temporal e granizo é isolado e está propício a ocorrer no Planalto Sul e o Litoral Sul, devido ao avanço de uma frente fria. Nesta sexta-feira, o tempo fica mais úmido e nublado com condições de chuva na maioria das regiões. As temperaturas estarão baixas durante o dia.

A partir de domingo, as temperaturas despencam com a chegada de uma nova e intensa onde de ar polar, como previsão de temperatura negativa nas áreas altas do estado, podendo chegar a um frio histórico, com recorde de temperatura de julho. Há condições de geada forte e ampla do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, com risco para agricultura e pecuária.

A Defesa Civil Municipal orienta os agricultores a tomarem medidas preventivas para a ocorrência de geada ampla e geada negra. A população mais vulnerável, como idosos e crianças, deve ter a atenção com a saúde redobrada, evitando exposição ao frio. Na ocorrência de tempestades com descargas elétrica, vento e/ou granizo, a população deve permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximos a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Matéria: Mario Kalbuch