MUNICÍPIO DESENVOLVE PROGRAMAS DE HABITAÇÃO PARA A ÁREA RURAL E URBANA

Publicado em 27/06/2013 às 00:00 - Atualizado em 03/06/2015 às 15:52

Através da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Alfredo Wagner busca desenvolver no município programas que possam beneficiar as famílias que necessitam de habitação. Atualmente 186 famílias estão cadastradas no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e a Assistência Social vem realizando visitas para selecionar aquelas que realmente necessitam serem contempladas.

O PNHR tem como objetivo subsidiar a produção de unidade habitacional aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. O programa concede subsídios com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) aos beneficiários para a aquisição de material de construção, conclusão ou reforma/ampliação da unidade habitacional em área rural.

O município busca habilitar-se também no Programa Crédito Solidário. Desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, junto a uma linha de crédito com recursos do FDS, o programa torna realidade o sonho da casa própria para pessoas de baixa renda também da área urbana, apresentadas pela Entidade Organizadora.

REALIZADA REUNIÃO COM GRUPO BENEFICIÁRIO DO PNHR

No mês de março, a Prefeitura de Alfredo Wagner providenciou o início da construção de dezessete casas pertencentes ao segundo grupo do PNHR. Até o momento, cerca de 50% do conjunto da obra já foi realizado.  No último dia 21, o prefeito Naudir Antonio Schmitz, juntamente com o secretário de assistência social, Fabiano de Andrade, realizou uma reunião com o grupo.

O objetivo do encontro foi fazer uma avaliação coletiva sobre o andamento das obras e para o desenvolvimento de um Projeto Trabalho Técnico Social. O projeto garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a defesa dos direitos sociais, o acesso a cidade, aos serviços públicos, bem como um incentivo ao fortalecimento, a participação, a organização e a autonomia da população alvo.

Matéria/Foto: Mario Kalbuch