---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


PREGÃO ELETRÔNICO REALIZADO EM ALFREDO WAGNER GERA ECONOMIA DE MAIS DE 40 MIL REAIS

Publicado em 20/06/2013 às 00:00 - Atualizado em 03/06/2015 às 15:52

A Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner realiza pregões para a aquisição de produtos visando sempre a economia do dinheiro público. Para a aquisição de pneus para os veículos das secretarias de Infraestrutura, Educação e Agricultura, o município adotou a modalidade de pregão eletrônico. O processo aumentou a quantidade de participantes, barateou o processo licitatório e beneficiou a prefeitura com uma economia de 8,61% (cerca de R$ 40 mil reais).

“Ao lançarmos o Edital de Pregão Eletrônico nº 23/2013, indicamos que estávamos interessados somente em adquirir produtos das empresas que possuíssem o selo do IMETRO. Além de sugerir maior durabilidade do produto, o selo é uma garantia extra da manutenção da segurança de quem faz uso dos veículos”, argumenta o Secretário de Administração, Emerson Martins.

Até então o município trabalhava somente com o pregão presencial, processo licitatório que obrigava os representantes de indústrias a comparecerem na negociação. O pregão eletrônico é uma modalidade licitatória utilizada pelo governo para realizar contratos administrativos de bens e serviços comuns.

Como funciona o Pregão Eletrônico

 

O fornecedor interessado em participar do pregão eletrônico cadastra-se por meio do website do órgão solicitante. O fornecedor normalmente recebe uma senha, que permite o acesso à opção para certificação da empresa. Após a confirmação da certificação, o fornecedor está habilitado a participar dos pregões referentes àquele órgão.

O pregão eletrônico acontece como numa sala de bate-papo, onde as propostas são apresentadas pelos concorrentes. Inicia-se com a fixação da menor proposta. O pregoeiro então instiga os concorrentes a fazer lances até que não haja mais propostas. O pregão ocorre como um leilão ao contrário, onde ganha o fornecedor que oferecer o menor preço pela mercadoria ou serviço. Em seguida, verifica-se a habilitação da empresa vencedora. Se ela não estiver perfeitamente habilitada, a habilitação da segunda colocada é verificada. Ao final da sessão, os proponentes podem manifestar a intenção de interpor recursos, com prazo determinado.

Finalmente, a contratação é efetuada após a decisão dos recursos interpostos.

Matéria/Foto: Mario Kalbuch


Galeria de Imagens

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Arquivos